terça-feira, 7 de abril de 2009

CHITÃOZINHO E XORORÓ

“Nascemos para cantar”, título de uma das músicas da dupla, é uma quase autobiografia.

Naturais de Astorga, cidade do Paraná, José Lima Sobrinho e Durval de Lima foram os nomes de batismo escolhidos pelos pais, mas Chitãozinho e Xororó foram os nomes artísticos reconhecidos pelos milhões do Brasil e do exterior.

A paixão pela música começou cedo ouvindo o pai, "seu" Marinho - cantor e compositor - cantando com "dona" Araci, mãe da dupla. O talento dos irmãos só foi percebido por seu pai no dia em que Rosária, uma das irmãs, rasgou o caderno onde ele anotava as músicas que compunha. Foi então que a pequena dupla apareceu para ajudar, pois sabiam todas as letras e cantavam todas as músicas com afinação. Xororó fazia a primeira voz, imitando a mãe e Chitãozinho a segunda, como o pai.

Das festas juninas do passado aos mega shows de hoje, os "Irmãos Lima", primeiro nome artístico da dupla, marcam presença no cenário artístico nacional e internacional. Realmente desde o berço eles haviam nascido para cantar.

Eles gravaram seu primeiro disco "Galopeira" em 1970, mas o sucesso só veio em 1982 com a música Fio de Cabelo, que vendeu mais de 1,5 milhão de discos e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja, até então marginalizada na mídia e grandes centros urbanos, relegada à ícone do meio rural. O grande Raul Seixas foi, sem saber, a faísca que reacendeu as esperanças dos irmãos ao interpretar "Tente Outra Vez", canção que tocou fundo em seus corações e os fizeram caminhar rumo ao sucesso.

Nestes 39 anos de carreira Chitãozinho e Xororó, mais do que artistas, se tornaram uma marca, representando todas as evoluções que a música sertaneja atravessou nestes anos, e que, com certeza, sem a dupla não seria a mesma. Foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil, os primeiros a incluir guitarras elétricas em suas músicas, os primeiros a ganhar seguidamente discos de ouro, platina e diamante com discos de música sertaneja, os primeiros sertanejos a ganhar um Grammy (na verdade 2, depois do Grammy de 2008) e os únicos a ultrapassar a marca de 35 milhões de discos vendidos na carreira!

Em 2010 completam 40 anos de estrada e preparam um pacote de atrações e comemorações especiais. Confira e faça parte você também dessa história.


MÚSICA

FIO DE CABELO

Quando a gente ama
Qualquer coisa serve para relembrar
Um vestido velho da mulher amada
Tem muito valor
Aquele restinho do perfume dela que ficou no frasco
Sobre a penteadeira
Mostrando que o quarto
Já foi o cenário de um grande amor

E hoje o que encontrei me deixou mais triste
Um pedacinho dela que existe
Um fio de cabelo no meu paletó
Lembrei de tudo entre nós
Do amor vivido
Aquele fio de cabelo comprido
Já esteve grudado em nosso suor

Quando a gente ama
E não vive junto da mulher amada
Qualquer coisa à toa
É um bom motivo pra gente chorar
Apagam-se as luzes ao chegar a hora
De ir para a cama
A gente começa a esperar por quem ama
Na impressão de que ela venha se deitar


Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Fc7vx2ArURU

Nenhum comentário:

Postar um comentário