domingo, 22 de março de 2009

CELLY CAMPELO

Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (Taubaté, 18 de junho de 1942 - Campinas, 4 de março de 2003) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil, surgindo antes que a Jovem Guarda. Também fez uma participação como atriz na novela Estúpido Cupido.
Depois de casada, passou a assinar Célia Campelo Gomes Chacon.

Dançou "Tico-Tico no Fubá" aos cinco anos numa apresentação infantil. Com seis anos cantou na Rádio Cacique da cidade natal e se tornou uma das participantes do Clube do Guri (Rádio Difusora de Taubaté). Estudou piano, violão e balé durante a infância.

Aos doze anos já tinha o próprio programa de rádio, também na Rádio Cacique. Aos quinze anos de idade (1958) gravou o primeiro disco, em São Paulo no outro lado do primeiro 78 rotações do irmão Tony Campello que a acompanhou em boa parte da carreira como cantora e atriz. Estreou na televisão no programa Campeões do Disco, da TV Tupi, em 1958. Em 1959 estreou um programa próprio ao lado do irmão Tony Campello, intitulado Celly e Tony em Hi-Fi, na Rede Record, o qual apresentou por dois anos.

A carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de Stupid Cupid, que no Brasil virou Estúpido Cupido. A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país no ano de 1959. Nesse mesmo ano pariticpou do longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

Durante a vida gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.

Para tristeza de toda uma geração que se espelhou no trabalho, Celly abandonou a carreira no auge, aos 20 anos, para se casar e morar em Campinas. Foi em 1962, com José Eduardo Gomes Chacon, o namorado desde a adolescência.

Celly vinha sendo cogitada para apresentar o programa Jovem Guarda (TV Record), ao lado de Roberto e Erasmo Carlos. Como abandonou a carreira, Wanderléa tomou seu lugar.

Em 1976, foi trazida de novo ao sucesso graças a telenovela Estúpido Cupido (homônimo do grande sucesso, de 1959) na TV Globo, na qual gravou uma participação especial. Incentivada pelo sucesso da novela, tentaria retomar a carreira, chegando a gravar um disco e fazendo alguns espetáculos. Mas com o término da novela, voltou ao ostracismo.

Vítima de um câncer, Celly faleceu em 3 de Março de 2003, no Hospital Samaritano em Campinas. A morte do Brotinho de Taubaté, como era chamada, foi uma grande perda para o Brasil.

Em 2008, a empresa de televisão Rede Globo, comprou os direitos autorais das músicas Banho de Lua e Broto Legal, para fazerem parte da trilha sonora da novela Ciranda de Pedra; nenhuma das músicas de Celly foi lançada no CD de trilha sonora da novela.

MÚSICA

Estúpido Cupido
Celly Campello
Composição: Greenfield / Neil Sedaka - Vrs. Fred Jorge

Oh! oh! Cupido!
Vê se deixa em paz
(Oh! oh! Cupido!)
Meu coração que
Já não pode amar
(Oh! oh! Cupido!)
Eu amei há
Muito tempo atrás
(Oh! oh! Cupido!)
Já cansei de
Tanto soluçar
(Oh! oh! Cupido!)

Hei, hei, é o fim
Oh, oh, cupido!
Prá longe de mim
(Oh! oh! Cupido!)

Eu dei meu coração
A um belo rapaz
(Oh! oh! Cupido!)
Que prometeu me amar
E me fazer feliz
(Oh! oh! Cupido!)
Porém, ele
Me passou prá trás
(Oh! oh! Cupido!)
Meu beijo recusou
E meu amor não quis
(Oh! oh! Cupido!)

Hei, hei, é o fim
Oh, oh, cupido!
Prá longe de mim
(Oh! oh! Cupido!)

Eu ví um coração
Cansado de chorar
A flecha do amor
Só trás
Angústia e a dor
(Oh! oh! Cupido!)

Mas, seu cupido
O meu coração
(Oh! oh! Cupido!)
Não quer saber
De mais uma paixão
(Oh! oh! Cupido!)
Por favor
Vê se me deixa em paz
(Oh! oh! Cupido!)
Meu pobre coração
Já não agüenta mais
(Oh! oh! Cupido!)

Hei, hei, é o fim
Oh, oh, cupido!
Prá longe de mim...

(Oh! oh! Cupido!)
Mas, seu cupido
Meu coração
(Oh! oh! Cupido!)
Não quer saber
De mais uma paixão
(Oh! oh! Cupido!)
Por favor, vê se
Me deixa em paz
(Oh! oh! Cupido!)
Meu pobre coração
Já não agüenta mais
(Oh! oh! Cupido!)

Hei, hei, é o fim
Oh, oh, cupido!
Prá longe de mim..
(Oh! oh! Cupido!)
Hei, hei, é o fim
Oh, oh, cupido!
Prá longe de mim...

Oh! oh! Cupido!
Oh! oh! Cupido!
Oh! oh! Cupido!

Relembre a trilha sonora nacional desse grande sucesso de Mário Prata, "Estúpido Cupido". Exibida em 1976 e 1977, a novela retratava o início da década de 60 e sua trilha sonora nacional trouxe de volta ao sucesso grandes cantores dessa ápoca, como Celly Campello. Nesse vídeo, você assiste cenas da novela e ouve trechos de todas as músicas nacionais.

Uma curiosidade é que a trilha sonora nacional de "Estúpido Cupido" foi a primeira a bater um o recorde de vendagens de discos de novelas, com 1 milhão de cópias vendidas.

Músicas
01 - Celly Campello - Banho de Lua
02 - Osmar Navarro - Quem é
03 - Carlos Gonzaga - Diana
04 - Maysa - Meu Mundo Caiu
05 - Sergio Murilo - Broto Legal
06 - Wilson Miranda - Alguém é Bobo de Alguém
07 - Stradivarius - Por Uma Noite
08 - Demétrius - Rítmo da Chuva
09 - Tony Campello - Boogie do Bebê
10 - Paulo Molin - Sereno
11 - Betinho e seu conjunto - Neurastênico
12 - Ronnie Cord - Biquini de Bolinha Amarelinha
13 - Silvinha Teles - Tetê
14 - Wilson Miranda - Bata Baby
15 - Os Cariocas - Ela é Carioca
16 - Celly Campello - Estúpido Cupido

Acesse: http//www.youtube.com/watch?v=Kjb9PF3ZtE8

Nenhum comentário:

Postar um comentário